logo

MANGA

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra do idioma malaiala manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

A manga é a fruta nacional da Índia, onde há mais de 100 variedades, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Xuanzang (7º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de câimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. As mangas também suavizam o intestino, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragia, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlcera de decúbito (escaras), úlceras varicosas.

Tipos de manga:

• Espada (Brasil)

• Espada de Ouro (Brasil)

• Tommy Atkins (Brasil)

• Rosa (Brasil)

• Ada (Brasil)

• Thottapuri (Malásia)

• ChokAnon (Tailândia)

• Tong Dam (Ásia)

• Langra (Índia)

• Afonso (Índia)

• Banganapalli (Índia)

 

Tabela de valores nutricionais Manga – Porção de 100 gramas

Nurtriente

Quantidade

% VD*

Valor energético

72.5kcal=304

4%

Carboidratos

19,4g

6%

Proteínas

0,4g

1%

Fibra alimentar

1,6g

6%

Cálcio

11,6mg

1%

Vitamina C

65,5mg

146%

Manganês

0,1mg

4%

Magnésio

8,7mg

3%

Lipídios

0,2g

Fósforo

14,0mg

2%

Ferro

0,1mg

1%

Potássio

156,5mg

Cobre

0,1ug

0%

Zinco

0,1mg

1%

Riboflavina B2

0,0mg

0%

Tiamina B1

0,1mg

7%

Sódio

1,9mg

0%

(Fonte Wikipedia)